8. Salvos para sempre

“Eis que venho sem demora, e Comigo está a recompensa
que tenho para dar a cada um segundo as suas obras”
(Ap 22:12).

QUEBRA-GELO

Ted Williams foi uma lenda do beisebol. É considerado o maior reba- tedor da história desse esporte, o que o coloca ao lado dos maiores atle- tas de todos os tempos, no hall da fama. Williams faleceu em 2002, aos 83 anos. Dois dos três filhos do jogador gastaram na época 100 mil dólares para enviar o corpo para um laboratório no estado do Arizona, para que pas- sasse por um processo de criogenia, ou seja, de resfriamento a temperaturas extremas. A filha mais velha foi à justiça contra a decisão dos dois meios- irmãos mais novos, insistindo que o último desejo do pai era ser cremado e que suas cinzas fossem espalhadas no mar.

Sob duras críticas, Claudia Williams, a filha mais nova, alegou em seu livro Ted Williams, My Father que “nosso pai sabia que queríamos algo para nos agarrar para ter esperança e conforto, pois sentíamos muito sua falta, e se a criogenia era a resposta, a solução era simples.” Criogenia é um resfriamento a 120, 180 graus abaixo de zero, a fim de evitar o processo de decomposi- ção. Como dizem, seria “uma ambulância para o futuro”, quando a medicina supostamente teria condições de renovar a vida das pessoas. Para Claudia, a filha mais nova e que, junto a seu irmão, lutou pelo resfriamento do corpo do pai, a criogenia era “como uma religião, algo em que poderíamos ter fé”.

Até onde as pessoas estão dispostas a ir em busca de solução para seus dramas?

INTRODUÇÃO

Jesus venceu, mas ainda morremos. Jesus venceu, mas ainda sofremos com doenças incuráveis. Jesus venceu, mas ainda temos que nos despedir das pessoas que mais amamos. A obra de Cristo em nosso favor tem que avançar. Precisamos que Ele termine o que começou. A boa notícia é que esse tempo está mais próximo do que nunca.

PARA PENSAR

Além da esperança futura, precisamos de consolo agora, enquanto Jesus não vem. Esse duplo consolo, de Jesus conosco agora e de Jesus pondo fim a todo o mal em um futuro próximo é fundamental para nossa paz no presente.

COMPREENDENDO O TEXTO

Cristo realiza uma obra no Céu pela nossa salvação

Jesus tem um trabalho muito definido no Céu. Sua obra visa à nossa salvação. Ele realiza um trabalho de mediação entre Deus e os seres humanos. É como se Cristo fosse uma ponte entre o Céu e a Terra. “Porque há um só Deus e um só Mediador entre Deus e a humanidade, Cristo Jesus, homem” (1Tm 2:5).

Essa é uma das verdades mais negligenciadas e, ao mesmo tempo, mais cruciais da Bíblia. É por desconhecê-la que as pessoas – incluindo milhões de cristãos – se sentem tão desamparadas. Em nossa sociedade individualista, não sabem da incrível obra que Jesus está realizando por elas. Isoladas, tentam curar as maldições do pecado com os remédios vazios das soluções humanas.

Jesus é nosso Sumo Sacerdote no santuário celestial: “Ora, o essencial das coisas que estamos dizendo é que temos tal Sumo Sacerdote, que Se assentou à direita do trono da Majestade nos céus, como Ministro do santuário e do verdadeiro tabernáculo que o Senhor erigiu, e não o homem” (Hb 8:1, 2). Tudo o que veio antes – sacerdotes, cordeiros e santuário terrestre – eram apenas “figura e sombra das coisas celestiais” (v. 5). O “santuário é o grande centro da obra pela redenção do homem” (Ellen G. White, Cristo em Seu Santuário, 1988, p. 29), e Jesus é o centro do santuário.

Pela fé, temos certeza de que Cristo intercede por nós, que Ele nos representa diante do Pai e que todos os nossos pecados estão cobertos por Sua obra vicária. Pela fé entendemos que Ele vai voltar muito em breve. Assim, todo esse conjunto de esperanças nos consola e anima a viver.

APLICANDO O TEXTO

Neste mundo de tristezas, de injustiças, de infelicidade e até mesmo de violência em muitos lares, o Pai, o Filho e o Espírito Santo nos ajudam com compaixão e amor. Deus também vê as lágrimas silenciosas que só nosso travesseiro conhece e nos ajuda a superar. Quando nos vemos presos às correntes do pecado, o Espírito Santo nos lembra de que Jesus veio para destruir todas as prisões do mal. João estava em prantos quando lhe disse- ram: “Não chore! Eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu” (Ap 5:5). Jesus Cristo é o único e verdadeiro Herói.

PARA DISCUTIR

A vitória de Jesus na cruz garante o cumprimento da promessa de que voltaria para nos buscar: “E quando Eu for e preparar um lugar, voltarei e os receberei para Mim mesmo, para que, onde Eu estou, vocês estejam tam- bém” (Jo 14:3). Como você tem aguardado o retorno de Cristo?

PARA DECIDIR

Diante de promessas tão incríveis, de uma esperança tão preciosa, qual é sua resposta Àquele que deu a vida por você? Jesus intercede no Céu agora, como nosso Sumo Sacerdote, e está prestes a vir a este mundo. Você vai continuar ignorando o chamado Dele? Vai trocar as promessas eternas de Deus pelas coisas passageiras deste mundo? Cristo está chamando você. Ele apela a seu coração. Estude a Bíblia, ore, caminhe com Deus, aprenda mais sobre as profecias e deixe que Deus transforme sua vida! Ele está aqui com você. Ele o abraça com amor. Permita que Cristo seja o Senhor e o Salvador de sua vida até que Ele volte e o faça vencedor para sempre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.