7. Consolados pela Palavra

“Jesus lhe disse: Você creu porque Me viu?
Bem-aventurados são os que não viram e creram”
(Jo 20:29).

 

QUEBRA-GELO

Ayrton Senna, o grande piloto de Fórmula 1, também era um leitor da Bíblia, tinha fé em Deus e costumava orar. Essas características deixaram uma marca em seu túmulo, no qual está escrito um trecho de Romanos 8:38: “Nada pode me separar do amor de Deus”. Esse verso era um consolo diante da realidade da morte. O que consola você em momentos de dor?

INTRODUÇÃO

O coração de milhões de fãs ao redor do mundo se chocou a 216 km por hora contra o muro da curva Tamburello, no Grande Prêmio de San Marino de Fórmula 1, em 1o de maio de 1994. Às 13h40 do domingo, horário de Brasília, o jornalista Roberto Cabrini anunciava em tom pausado e grave a morte cerebral de Ayrton Senna. No Japão, Senna era visto quase como um samurai, e a equipe de narração da TV japonesa anunciou sua morte aos prantos. No Brasil, a notícia causou forte comoção. As ruas ficaram desertas. O governo declarou luto oficial de três dias, e o piloto recebeu honras de chefe de Estado. O rosto de Senna nunca mais foi visto após o acidente, ocorrido quando tinha 34 anos de idade. Restaram as lembranças das vitórias épicas, de seu carisma, do gênio na pilotagem e dos valores espirituais e humanos.

PARA PENSAR

Uma perda dessa magnitude nos ajuda a ter uma ideia do que sig- nifica um luto coletivo. Em outro domingo cinzento, milhares de pes- soas lamentavam em suas casas a morte de um grande Herói. Ele havia reanimado as esperanças de redenção do povo. Havia realizado curas inimagináveis e rompido a barreira da morte, ressuscitando pessoas. Mas então, surpreendentemente, Ele morreu! Em Lucas 24:13 a 27, dois dis- cípulos, um deles chamado Cleopas (v. 18), que seguiam de Jerusalém para Emaús, conversavam sobre o ocorrido e lamentavam a morte de Jesus (v. 21).

Foi quando um Estranho Se aproximou e começou a conversar com eles. Era o próprio Jesus ressuscitado, mas não o reconheceram. Cristo começou a falar das profecias bíblicas sobre o sofrimento do Messias e Sua ressurrei- ção. A ressurreição definiria em grande parte o testemunho dos primeiros cristãos. Porém, deveriam fundamentar sua fé na Bíblia. Hoje vamos refletir sobre esses dois pontos.

COMPREENDENDO O TEXTO

Não duvide do poder de Deus

Cleopas e o outro discípulo tinham ouvido falar dos relatos da ressur- reição de Jesus, mas não acreditaram neles. Sabiam que as mulheres tinham ido ao sepulcro e que viram anjos (v. 22, 23); contudo, duvidavam. Não poderia ser verdade. Assim, eles não ficaram em Jerusalém para conferir. Para eles, tudo estava acabado.

Você já percebeu quantas vezes somos céticos, temos dificuldade para acreditar?

Jesus anela consolar Seus filhos

Os dois discípulos estavam tristes, confusos e frustrados. Não era uma tristeza comum; era profunda. Alguém que representava muito para eles estava morto. Eles acreditavam que Jesus libertaria a nação de seus domina- dores (v. 21). O coração deles foi duplamente ferido, pois tiveram: (1) uma decepção com os líderes da nação judaica (v. 19, 20); (2) uma decepção com o próprio Jesus.

A perda era grande demais para ser suportada. Você já ficou decepcionado com Deus? Já orou e buscou tanto uma resposta ou uma bênção que não veio? É curioso pensar que os discípulos de Cristo estavam sofrendo desnecessariamente. O próprio Jesus estava vivo, conversando com eles. Em várias ocasiões, Jesus tinha avisado que era necessário que padecesse nas mãos dos pecadores, fosse crucificado e ressuscitasse ao terceiro dia.

Os que buscam encontram

Os dois discípulos estavam tentando entender o plano do Senhor. Embora estivessem temporariamente “cegos”, eram filhos de Deus! Ele não rejeita Seus filhos porque eles não entendem Seus planos.

A Palavra de Deus é a base de nossa fé

Por que Jesus não Se revelou aos discípulos no caminho de Emaús? Porque Ele queria fundamentá-los na Palavra de Deus. Primeiramente, por- que, apesar de estarem tristes, a causa de sua tristeza era a frustração de uma grande expectativa. Eles entendiam que o Messias viria de uma forma, mas Ele veio de outra. Isso exigia não apenas um mero consolo, mas uma mudança na compreensão da Bíblia.

Jesus havia ressuscitado – isso era um fato. Entretanto, era algo a ser avaliado pela Palavra de Deus. Jesus ensinou que a igreja deve avaliar tudo à luz da Palavra de Deus. Muitos que hoje fazem milagres em nome de Cristo serão rejeitados por Ele (Mt 7:21-23). A experiência é importante, mas acima dela deve estar a Palavra de Deus.

APLICANDO O TEXTO

Hoje podemos conhecer a Cristo pela experiência através da Palavra de Deus. Assim como Jesus jantou com aqueles discípulos, Ele pode jantar com você: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a Minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, Comigo” (Ap 3:20). “E eis que estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos” (Mt 28:20).

PARA DISCUTIR

O caminho dos céticos é extremante perigoso. Você tem percebido os milagres de Deus em sua vida? Tem visto que o mesmo Deus do passado atua hoje? (Hb 13:8).

PARA DECIDIR

Vimos que Jesus não está aqui visivelmente, que Ele não pode ser visto com os olhos da carne. Mas Ele pode ser contemplado pelos olhos da fé. Hoje o apelo de Deus é que você continue a conhecer Jesus por meio das Escrituras e tenha uma experiência viva com Ele. Tome uma decisão de estudar a Bíblia para encontrar nela a face de Cristo! Se você já estudou a Bíblia, hoje é o dia de tomar a decisão de se entregar totalmente a Jesus pelo batismo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.