2. Uma cruz no paraíso

“Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado veio a morte, assim também a morte passou a toda a humanidade, porque todos pecaram” (Rm 5:12).

QUEBRA-GELO

Como seres humanos, às vezes somos fisgados pela curiosidade. Desejamos conhecer realidades diferentes. Esse sentimento tem ainda mais força com coisas novas, mas também com as proibidas e perigosas. Você já teve alguma experiência positiva ou negativa diante de armadilhas da curiosidade?

INTRODUÇÃO

Certo dia, o dono de um ferro-velho recebeu peças de chumbo de um aparelho diferente. Ao desmontá-las, encontrou um pó branco, parecido com sal, mas que brilhava no escuro com uma cor azul. Encantado com o brilho, resolveu mostrá-lo a familiares, amigos e vizinhos. Alguns até levaram amos- tras para casa. Logo começaram os primeiros sintomas. Pessoas foram enca- minhadas ao hospital. Somente 13 dias depois, em 29 de setembro de 1987, descobriu-se que estavam lidando com 19 gramas de material radioativo, o césio-137. O dono do ferro-velho, sua esposa, dois funcionários, uma menina e seu pai faleceram tragicamente. Então, um imenso processo de descontami- nação foi iniciado, resultando na retirada de 6 mil toneladas de lixo e materiais de construção, confinados em 1.200 caixas, 2.900 tambores e 14 contêineres revestidos de concreto e aço, guardados na cidade de Abadia de Goiás, para ali ficarem por 600 anos. Centenas de sobreviventes contaminados sofrem até hoje com os efeitos da radioatividade (site Brasil Escola, “Acidente com o césio-137 em Goiânia”).

PARA PENSAR

A grande lição é que podemos até saber que uma coisa faz mal, porém é muito mais profundo experimentar o mal em nosso corpo, conhecendo-o na prática. Assim como o material radioativo, a Bíblia revela que o pecado afeta não só uma pessoa, mas todas as que estão ao redor. Poderíamos dizer que, mesmo em pequenas quantidades, ele é “radioativo” e mortal.

COMPREENDENDO O TEXTO

Precisamos estar atentos à verdade de Deus para não cair nos enganos do inimigo

Não houve justificativa para o surgimento do pecado no Céu, que é um lugar perfeito. Da mesma forma, não havia justificativa para o surgimento do pecado na Terra recém-criada, pois ela também era perfeita.

Leia:
Gênesis 2:16 e 17 – Essa era a única restrição à qual Adão e Eva deveriam obedecer.
Gênesis 3:1 e 2 – A serpente se apresentou como a intérprete da palavra de Deus. A estratégia que Satanás usou no Éden, de torcer as palavras de Deus, foi a mesma que usou com Jesus no deserto (Mt 4:1-10). Nossa única segurança é conhecer a Palavra de Deus (Is 8:20, Jo 5:39; Lc 24:27).

APLICANDO O TEXTO

O pecado infectou o mundo, e precisamos de Jesus para nos salvar

Em 2020, o mundo sofreu com a pandemia de Covid-19, que deixou um saldo de milhões de mortos e um rastro de destruição. Contudo, a Bíblia revela que a entrada do pecado foi a primeira e a mãe de todas as pandemias, pois é uma doença que leva todas as pessoas à morte, sem exceção.

Leia Romanos 5:18. A desobediência e o pecado de Adão e Eva seriam vencidos por um único ato de justiça – a cruz de Cristo – para que a graça de Deus pudesse ser concedida para nossa salvação.

Deus fincou uma cruz no paraíso para dissipar as sombras lançadas pelo pecado. Pela fé no Redentor que viria, as pessoas poderiam ser salvas do pecado e da morte eterna.

O grande erro do passado seria consertado mediante o sacrifício e o precioso sangue do Filho de Deus.

PARA DISCUTIR

Isaías 53:11 afirma: “Ele [Jesus] verá o fruto do trabalho de Sua alma e ficará satisfeito”. Creio que Jesus, o Cordeiro de Deus, pode me dar a vitória sobre o pecado? Que atitudes devo ter para estar sempre perto de Jesus?

PARA DECIDIR

Agora mesmo Jesus estende a mão a você. Ainda que você tenha caído, ainda que não tenha resistido às tentações e se encontre hoje sujo e imundo pelo pecado, “Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1Jo 1:9). Jesus não olha para a sujeira de seus maus atos. Ele olha para você e oferece uma nova chance. Hoje Ele está chamando você para recomeçar. Entregue sua vida a Ele!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.