1. Sombras no Céu

“Falei essas coisas para que em Mim vocês tenham paz. No mundo, vocês passam por aflições; mas tenham coragem: Eu venci o mundo” (Jo 16:33).

QUEBRA-GELO

Quantas vezes na vida somos confrontados com situações do tipo: falar a verdade ou mentir, ser honestos ou desonestos, comer o que faz mal ou o que faz bem.

INTRODUÇÃO

Várias profecias da Bíblia tratam de um “grande conflito” (Dn 10:1). Ou seja, falam de uma batalha entre o bem e o mal, que envolveu o Céu e a Terra. Na verdade, direta ou indiretamente, toda a Bíblia trata do grande conflito entre o bem e o mal. Os dois primeiros capítulos da Bíblia, Gênesis 1 e 2, falam do mundo perfeito que existia antes da entrada do pecado. Os dois últimos capítulos, Apocalipse 21 e 22, falam de um mundo perfeito que existirá depois da erradicação do pecado. De Gênesis 3 a Apocalipse 20, vemos um Deus preocupado e envolvido com nossos problemas. É um Deus que foi até a última consequência, que Se humanizou e Se sujeitou à realidade da dor e da morte para nos salvar. É aí que a história muda de figura!

PARA PENSAR

Em seu livro Filosofia & Educação (p. 21-25), George Knight afirma que existem apenas quatro fontes humanas de conhecimento: (1) os sentidos, (2) a autoridade, (3) a razão e (4) a intuição.

Felizmente, há mais uma fonte de conhecimento: a revelação! A revelação é um conhecimento que está além do que o ser humano pode perceber.

É uma fonte de informação sobrenatural, concedida espiritualmente a pessoas que deixaram escritos sagrados ao longo das eras. Esses escritos contêm profecias que se cumpriram ao longo da história. São as Escrituras Sagradas, a Bíblia, cujo Autor maior é Deus.

COMPREENDENDO O TEXTO

Deus criou o bem, mas alguns de Seus filhos escolheram o mal

A liberdade é uma das coisas mais importantes para Deus. Ele fez livres todos os seres do Universo. Por termos o livre-arbítrio, isto é, o direito de escolher e decidir por nós mesmos, somos capazes de escolher entre o bem e o mal.

Segundo o Apocalipse, “houve peleja no céu. Miguel e os Seus anjos pelejaram contra o dragão” (Ap 12:7, ARA); Lúcifer é o “grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos” (v. 9).

A rebelião de Lúcifer envolveu um terço dos anjos do Céu, conforme Apocalipse 12:4; depois essa rebelião alcançou a Terra. O ponto é que o mal se espalhou e gerou um enorme problema no Universo. Embora tenha surgido no Céu, não foi Deus quem criou o mal. Após uma parte dos anjos ter escolhido o mal, a humanidade também decidiu experimentá-lo. E foi assim que surgiram todas as consequências terríveis que vivenciamos hoje.

Lúcifer trouxe o mal, mas Jesus interveio para restaurar o bem

Se Lúcifer quis subir ao trono, Jesus desceu dele. Se o orgulho de Lúcifer mirava a divindade, Jesus escolheu Se rebaixar e assumir nossa humanidade. Em Filipenses encontramos um projeto de serviço totalmente contrário ao projeto de poder de Lúcifer. Jesus Se fez carne. Foi feito menor do que os anjos. “Existindo na forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus algo que deveria ser retido a qualquer custo. Pelo contrário, Ele Se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-Se semelhante aos seres humanos. E, reconhecido em figura humana, Ele Se humilhou, tornando-Se obediente até a morte, e morte de cruz” (Fp 2:5-8).

APLICANDO O TEXTO

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho uni- gênito, para que todo o que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3:16). Para ser salvo, é preciso crer Nele. Isso também significa que pre- cisamos querer. Por isso, antes de realizar uma cura, Jesus perguntava: “O que você quer que Eu lhe faça?” (Lc 18:41). Hoje, nesse cenário de conflito e rebelião, Jesus olha para você e diz as mesmas palavras: “O que você quer que Eu lhe faça?”

PARA DISCUTIR

O grande conflito continua ao nosso redor: Deus e Satanás, anjos do bem e anjos do mal. Porém, o que podemos fazer para ser salvos neste cená- rio de guerra cósmica?

PARA DECIDIR

O mundo está mergulhado em um grande conflito espiritual. Sofremos com as consequências desse conflito todos os dias. Lemos sobre ele nos jor- nais. Por trás de tudo está a realidade do pecado. Somente Deus pode nos salvar; somente Ele tem o remédio para essa doença mortal que infectou parte dos anjos e todos os seres humanos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.