1. Vinde repousar um pouco

“[…] e no sábado repousaram, conforme o mandamento.”
Lc 23:56.

O sábado foi criado para ser uma bênção para a humanidade. Não era propósito de Deus criar o sábado como descanso apenas para um gru- po de pessoas, ou para uma religião ou igreja específica, mas para o homem. Infelizmente, muitas pessoas veem o sábado como uma maldição, uma carga pesada imposta sobre nossos ombros, ao invés de um refrigério para o corpo e para alma. Apesar de acreditarmos que o sábado é um dia literal, criado no Éden na culminância da criação, o sábado também possui simbolismos que nos ajudam a entender melhor o plano da redenção. Vejamos apenastrês deles a seguir:

O sábado como lembrança da criação: o mandamento do sábado em Êxodo 20:8-11 e sua relação com a tríplice mensagem angéli- ca de Apocalipse 14 nos traz à memória uma verdade presente: Deus é o Criador do mundo. Não somos frutos do acaso, ou de um processo evolutivo de bilhões de anos, mas resultado de uma obra-prima originada das mãos e coração de uma divindade cheia de amor.

O sábado como sinal de obediência: ainda que o sábado tenha sido dado antes do decá- logo no Sinai, a observância desse dia santo na atualidade é uma prova de nossa obediência a Deus e a todos os seus mandamentos. É possível esforçar-se para guardar o sétimo dia da semana e todos os outros nove mandamentos, entretanto, é impossível guardar os nove excluindo o sábado, enquanto se diz que se está guardando toda a lei (Tg 2:10).

O sábado como descanso em Cristo: o sábado é um símbolo do descanso das obras humanas assim como Cristo é nosso descanso das obras humanas para nossa salvação. Ao acei- tarmos Sua salvação, deixamos nossas obras meritórias de lado e aprendemos a confiar em Sua obra vicária em nosso favor. Em Jesus, entramos no descanso eterno que Deus nos havia preparado desde o Éden, mas que por pouco tempo havíamos perdido em consequência do pecado.

“Portanto, resta ainda um repouso para o povo de Deus” (Hb 4:9). Todos os que desejarem ingressar nesse repouso “devem primeiramente, entrar, pela fé no descanso espiritual do pecado e de seus próprios esforços para a salvação” (Nisto Cremos, p. 28). Todo aquele que é nascido da água e do Espírito é convidado a experimentar esse descanso sem fim, não apenas na eternidade, mas a partir de “hoje” (Hb 3:13). Jesus é o Senhor do sábado (Mt 12:8) não apenas porque o criou, mas porque o sábado é uma expressão de Seu amor e verdadeiro descanso.

PAUSA PARA DISCUSSÃO:

  1. De que maneira o sábado pode se tornar um fardo para nós?
  2. Como podemos viver esse dia de maneira feliz com nossos amigos e familiares?
  3. Por que a maioria das pessoas não enxerga o sábado como uma bênção? O que podemos fazer para ajudá-las a verem-no de outra forma?

TEXTO PARA REFLETIR: 

“Jesus é o Senhor do sábado não apenas porque o criou, mas porque o sábado é uma expressão de Seu amor e verdadeiro descanso.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.