2. O Centro do Universo

“Vinde a Mim,
todos os que estais cansados e sobrecarregados,
e Eu vos aliviarei.”
Mt 11:28

Durante muito tempo, a humanidade acreditou que a Terra fosse o centro do Universo. Apenas no século XV é que Copérnico contestou essa teoria, dizendo que a Terra, na verdade, gira em torno do Sol e que somos apenas um dos tantos outros sistemas existentes na galáxia. A Terra não era o centro, mas orbitava ao redor do Sol! Isso causou muitos problemas na época, e a maioria das pessoas não acreditou nisso. Somente algum tempo depois é que Galileu Galilei, Kepler e Isaac Newton conseguiram provar o heliocentrismo.

Essa história nos mostra como é possível, por meio do conhecimento empírico, aprendermos sobre a natureza. Todavia, também ilustra como podemos estar convictos e errados a respeito daquilo que é ou não o centro de algo, como nossa vida, por exemplo.

No texto de Mateus, Jesus se coloca como o centro das atenções. Ele não diz apenas que alguns poderiam procurá-Lo, mas diz que TODOS os que estivessem cansados e oprimidos encontrariam nEle alívio. Em outras palavras, Ele é suficientemente poderoso para fazer tudo que você pode e não pode imaginar para aliviar seu cansaço. Cristo não é apenas maior que o Sol do nosso sistema solar, nem da nossa galáxia: Ele é o Centro do Universo, pois é a partir dEle que todas as coisas foram criadas (Jo 1:3).

Então, o que tem preocupado você? Ou ainda, o que tem sido o centro das atenções em sua vida?

Muitas vezes nos preocupamos demais com coisas passageiras: problemas sobre os quais não temos o total controle, ou que não depen- dem de nós para serem resolvidos. Deposita- mos todas as nossas fichas em algo que, na verdade, é efêmero, e, por isso, nos decepcio- namos tanto. Talvez seja o momento de você começar a viver um novo paradigma, confiando na verdade de que Cristo é o Centro do Universo, e que Ele está disponível para ajudar você naquilo que o preocupa. Chegou o momento de você começar a orbitar ao redor dAquele que realmente pode trazer luz para sua vida.

PAUSA PARA DISCUSSÃO:

  1. O que preocupa você neste momento? Você consegue ter um boa noite de sono?
  2. O que você acha que Jesus pode fazer para aliviar realmente seus fardos? Como Ele poderia resolver alguns problemas que o preocupam?
  3. Quais são os benefícios de viver uma vida sem preocupações e ansiedades? Como seria sua vida sem alguns problemas que você está enfrentando agora?

TEXTO PARA REFLETIR:

“Nosso Pai celeste tem mil maneiras de nos prover as necessidades, das quais nada sabemos.” (Ellen White, A Ciência do Bom Viver, p. 481).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.