5. Um novo começo

“E o Verbo Se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade,
e vimos a Sua glória, glória como do unigênito do Pai”
(Jo 1:14).

QUEBRA-GELO

Recomeçar exige coragem. O começo carrega em si uma empolgação pelo que vai acontecer, tem o brilho e o frescor da manhã. Já o recomeço acontece a partir de algo que se perdeu. Exige acreditar de novo, se levantar do chão quando já não é tão cedo. Não é natural recomeçar. É preciso buscar forças para seguir em frente de novo. Você está tentando recomeçar em alguma área de sua vida?

INTRODUÇÃO

Talvez precise recomeçar diante do fim de um relacionamento, de uma mudança de carreira, da luta pela sobrevivência, de uma queda espiritual, da perda de um ente querido, de um diagnóstico médico. Todos precisamos recomeçar espiritualmente.

Recomeçar exige coragem. O termo “coragem” vem do latim coraticum, que é a junção de duas palavras: cor, que nesse caso significa “coração”, e actium, “ação”. É a ação que vem a partir do coração, a capacidade de enfrentar um desafio externo com uma motivação interna. E isso fica mais belo quando Deus trabalha dentro de nós para enfrentarmos os desafios. Maravilhoso, não é? Coragem é a habilidade de enfrentar os medos, o perigo, a incerteza. É ter audácia, intrepidez, fé e confiança.

PARA PENSAR

Na saga do grande conflito entre o bem e o mal, o pecado infelizmente encontrou lugar neste mundo e em nosso coração. Tudo o que era perfeito e belo se manchou.

Mas Deus trouxe um novo começo com Jesus Cristo. O impacto da vinda de Cristo foi tamanho que Ele “zerou” a história. A contagem dos anos voltou ao começo. Foi uma nova chance ao mundo. Hoje vamos refletir sobre a encarnação de Cristo, Sua primeira vinda ao mundo, que definitivamente virou o jogo do grande conflito. É sobre isso que vamos aprender hoje.

COMPREENDENDO O TEXTO

O início do evangelho de João, conhecido como prólogo (ou introdução), tem um foco teológico e apresenta a divindade de Jesus. Aponta não somente para o futuro, o que Cristo iria fazer, mas para o passado, o que Ele fez e quem Ele é (J. Martin C. Scott, “John”, em Eerdmans Commentary on the Bible, ed. James D. G. Dunn e John W. Rogerson, 2003, p. 1162). Jesus é chamado de Verbo ou Palavra de Deus (Jo 1:1), que “falou, e tudo se fez”, “ordenou, e tudo passou a existir” (Sl 33:9). “Sem Ele, nada do que foi feito se fez” (Jo 1:3). Por meio Dele, tudo foi criado e continua existindo (Cl 1:13-17). Ele é “a expressão exata” do ser divino e “sustenta todas as coisas pela Sua palavra poderosa” (Hb 11:1-3).

Em João 1:14, a Bíblia diz: “E o Verbo Se fez carne e habitou entre nós”. O termo usado para “habitar” significa “habitar em uma tenda”, “acampar”. Ele também ocorre no livro do Apocalipse, quando o apóstolo João falou que Deus vai morar (fazer Sua tenda) entre Seu povo (Ap 21:3) e estender Seu taberná- culo sobre Seus filhos em meio às perseguições (Ap 7:15), ou seja, cuidar deles.

João 1:14 é o ponto mais alto do prólogo (ou da introdução) desse evan- gelho. Nesse verso, “a Palavra, o Agente da Criação, Se tornou criatura. Aquele que trouxe o Universo à existência nasceu dentro do Universo como um ser humano” (Rodney A. Whitacre, John, The IVP New Testament Commentary Series, 1999, v. 4, p. 58).

APLICANDO O TEXTO

Jesus Se fez humano para estar perto de nós. Gostamos de estar perto de quem amamos. Não é possível amar e não querer estar perto. Assim, por muito nos amar, Jesus, em harmonia com o Pai e o Espírito, decidiu Se encarnar, huma- nizar, para chegar perto de nós. Não é por acaso que um dos títulos de Cristo é Emanuel, “Deus conosco” (Mt 1:23; Is 9:6).

Ao Se tornar humano, Jesus Se aproximou mais do que nunca de nós. Ele veio conhecer nossas lutas e dores. Experimentou as necessidades pelas quais passamos. Ao mesmo tempo, nos revelou a glória de Deus. Os apóstolos viram “a Sua glória, glória como do unigênito do Pai” (Jo 1:14).

Cristo é uma fonte inesgotável de boas notícias, muitos evangelhos em um só. Ao contemplá-Lo, lembramos que Deus é poderoso, mas também que é amoroso. E Ele teve a coragem de enfrentar tudo por nós para nos dar um novo começo.

  1. Cristo nos salva sem ajuda humana (Ef 2:9).
  2. Cristo nos salva com uma doação (Jo 3:16).
  3. Cristo salva pelo sacrifício (Jo 12:17).
  4. Cristo nos salva pela expiação (2Co 8:9).
  5. Cristo salva elevando a criação (Fp 2:7).

PARA DISCUTIR

Muito além de revelar coisas negativas sobre nós, a encarnação de Jesus revela nosso valor diante de Deus. Jesus nasceu aqui para nos salvar. Ele nos amou até o fim (Jo 13:1). Deu tudo o que tinha – Sua glória, a adoração dos anjos, Sua dignidade – para que a carne que Ele havia assumido fosse humilhada, ferida e morta em nosso favor. De uma coisa podemos estar certos: não dá para ficarmos neutros diante do que Jesus fez, faz e fará por nós. Qual deve ser nossa reação diante desses fatos?

PARA DECIDIR

É hora de recomeçar. O nascimento de Jesus foi o grande recomeço da humanidade, mas Deus chama você hoje a renascer. Ao contemplar o amor e o espírito de sacrifício de Cristo, abra seu coração a Ele, permita que Ele seja o Senhor de sua vida. Mesmo que seu coração seja tão impróprio como uma estrebaria para a presença de Jesus, permita que Ele nasça em você. Você gostaria de caminhar com Cristo e experimentar as bênçãos que Ele prometeu?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.