7. Prova de fogo

“Então disse Deus: ‘tome seu filho, seu único filho, Isaque, a quem você ama, e vá para região de Moriá.
Sacrifique-o ali como holocausto num dos montes que eu lhe indicarei’.”
 Gênesis 22:2

O quê?! Sacrificar meu único filho? Será que Ele está falando sério?
Bem, não sabemos exatamente o que se passou no coração de Abraão naquele momento, mas certamente não foi felicidade! O pedido de Deus era algo totalmente inesperado pelo patriarca, afinal, seu filho era um presente que ele havia aguardado muito tempo para receber, e agora estava prestes a perdê-lo. Não é difícil imaginar a oração de Abraão naquela triste manhã: “Deus, será que é preciso mesmo? O Senhor poderia me avisar se mudar de ideia?”.
Às vezes nos sentimos decepcionados com Deus. Principalmente, quando as coisas não acontecem como queremos. É normal da humanidade pecaminosa desconfiar de que Deus tem o controle de tudo no Universo. Mas, infelizmente, não é normal confiar tudo a Ele, e decidir entregar-se por completo nos momentos de sofrimento e incertezas. Abraão foi um grande exemplo de fé! Ele entregou o controle de tudo nas mãos dAquele que teria o poder para ressuscitar seu filho, se necessário fosse. Entretanto, se Deus tem o controle de tudo, e sabe de tudo, por que Ele provou a fé de Abraão dessa forma? Se Ele já sabia que Seu servo iria obedecê-Lo, por que prová-lo?
Algo que precisamos aprender é que Deus não nos prova para nos conhecer, mas para Se tornar conhecido. Ele o faz para nos revelar quem Ele é, e também quem nós somos! Após a provação, Abraão entendeu quem era Deus, e também quais eram suas prioridades. Ele pôde perceber e testemunhar de que fazer a vontade de Deus, mesmo sem entender completamente o que está acontecendo ou em sofrimento, é sempre a melhor escolha!
Há um ditado que diz: “Crise vai, crise vem, só pra ver quem é quem.” Quem é Deus para você quando as coisas não estão bem em sua vida? Ou quem você é, nos momentos de provação? Não é quando o milagre acontece que sua fé é conhecida. Mas, principalmente, quando ele
não acontece. É quando sua oração não é ouvida que você consegue escutar o que está no fundo do seu coração, e que Deus já sabia.

 

PAUSA PARA DISCUSSÃO:

  1. É mais fácil estar perto de Deus quando as coisas estão bem ou quando as coisas estão mal em nossa vida?
  2. Por que Deus não atende todos os nossos pedidos de ajuda da forma como desejamos?
  3. Em qual momento da sua vida você se sentiu mais próximo de Deus? O que isso revela sobre sofrimento e alegria?

 

TEXTO PARA REFLETIR:

“Não é quando o milagre acontece que sua fé é conhecida. Mas, principalmente, quando ele não acontece. É quando sua oração não é ouvida que você consegue escutar o que está no fundo do seu coração, e que Deus já sabia.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.