13. Amigos de Geladeira (Parte 2)

Leitura da semana: Romanos 15:3-16
Quebra-Gelo: Você tem algum amigo de geladeira? Conte-nos como tem sido a experiência de ter essa amizade.

“A amizade é uma fruta que amadurece lentamente.”

Aristóteles

Além de Timóteo, Paulo tinha outros amigos de geladeira. Em Romanos 15:3-16, aparecem outros nomes. Alguns eram amigos mais íntimos como Timóteo, Silas e Barnabé.

AMIGO DE GELADEIRA

“Há amigo mais chegado do que um irmão.”

Provérbios 18:24

Afinal, o que é um amigo de geladeira? Não é apenas um amigo que tem intimidade a tal ponto que, ao precisar tomar água em sua casa, não precisa pedir, pois tem a liberdade e iniciativa de ir até a geladeira e abrir. É muito mais do que isso! Um amigo de geladeira é um amigo espiritual.

1. UM AMIGO ESPIRITUAL:
UM COMPANHEIRO DE JORNADA
É alguém que caminha com a gente. Alguém que está ao nosso lado, seja dentro da fornalha ardente ou no monte da transfiguração. É isto que devemos encontrar na igreja: companheiros de travessia do deserto, mas também de escalada no monte. Não resta dúvidas de que o deserto é muito mais fácil de ser atravessa- do quando em companhia de outros. Deserto é lugar de peregrinação comunitária. A igreja deveria ser o último lugar em que alguém se sentisse sozinho.

2. UM AMIGO ESPIRITUAL:
UM BOM OUVINTE
Um amigo espiritual está pronto a nos ouvir. Não existe terapia melhor do que abrir o coração ao amigo. Se você precisa de alguém para desabafar, você pode contar com um amigo.

A grande verdade é que muitas vezes a gente não está precisando de respostas, mas de um ouvido que nos ouça. Os amigos espirituais param tudo para nos ouvir: nosso choro, nosso lamento, nossas crises, nossas dúvidas e até mesmo as nossas besteiras e infantilidades. Por que não? Amigos espirituais levam o pacote todo.

3. UM AMIGO ESPIRITUAL:
ALGUÉM QUE DIVIDE O FARDO CONOSCO – Romanos 12:15 Às vezes a única coisa que a gente está precisando é de alguém que, depois de nos ouvir, em silêncio nos abrace e chore conosco, dividindo assim o fardo que tanto nos oprime. É por isso que Provérbios 17:17 diz: “O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade”. Aqui está o grande teste para sabermos se temos um amigo espiritual: é nos momentos de crise que eles aparecem.

Seja “amigo de geladeira” de Jesus. Torne-se“amigo de geladeira” de alguns membros de seu pequeno grupo. Seja “amigo de geladeira” de pelo menos uma pessoa que você deseja que frequente seu pequeno grupo, ajudando-o a torná-lo um seguidor de Jesus.

PERGUNTAS PARA DISCUSSÃO:

  1. O que é um “amigo de geladeira”? Você tem algum amigo de geladeira que faz parte de seu pequeno grupo?
  2. Quais as características de uma verdadeira amizade espiritual?
  3. Qual foi o principal aprendizado que você extraiu da série Salvos baseada no livro de Ro- manos?

CONCLUSÃO

“Ao Deus único e sábio seja dada glória, por meio de Jesus Cristo, pelos séculos dos séculos. Amém!”

Romanos 16:27; ARA.
Autor da lição: Pr. Gleydson Barbosa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.