#8 – A respiração da alma

[Download não encontrado.]

Introdução

Ellen White declara que “a oração é o abrir do coração a Deus como a um amigo. Não que seja necessário, a fim de tornar  conhecido  a  Deus  o  que  somos; mas sim para nos habilitar a recebê-Lo. A oração não faz Deus baixar a nós, mas eleva-nos a Ele” (CC, 93).

A respiração é um dos chamados sinais vitais, uma função básica do organismo. Se uma pessoa está respirando é porque está viva. “A oração deve ser como a respiração da alma” (ERP, 307); portanto, é através da oração que a alma demonstra estar viva. Sem oração não há vida no cristão, nem no cristianismo.

As lições de Cristo referentes à oração devem ser ponderadas cuidadosamente. Há uma ciência divina na oração, e Sua ilustração apresenta-nos princípios que todos necessitam compreender. Mostra qual é o verdadeiro espírito da oração, ensina a necessidade de perseverança… e nos assegura Sua boa vontade de ouvir as orações e a elas atender” (PJ, 142).

Que interessante um profeta dizer que a oração é uma ciência que envolve princípios. Ora, a ciência se baseia na observação e na experimentação, e princípios também fazem parte da ciência, pois são conceitos universais e permanentes.

Então, pelo visto, as orações não são uma atividade religiosa-emocional, uma atividade aleatória para pessoas mental e emocionalmente fracas, mas uma atividade de fé baseada em princípios – uma ciência. Uma ciência e um mistério.

Isso parece um novo e belo acorde, uma nova canção, um novo sonho neste mundo de tantos gritos de dor e desespero, uma janela para a vida, uma porta para um novo horizonte de esperanças, uma verdadeira “respiração da alma”.

Fonte: Estudo baseado no livro Pequeno manual de oração, de Umberto Moura.

 

Lendo a Palavra

Mateus 6:5-13

 

Aprendendo da Palavra

1. Antes de ensinar a orar Jesus ensinou como não orar, assinale com um “C” o que você acha estar certo orar e com um “E” o jeito errado?

[a] Orar em pé                                                        (     )

[b] Orar de joelhos                                                (     )

[c] Orar em público                                               (     )

[d] Orar em secreto                                               (     )

[e] Orar chamando a atenção para si                (     )

[f] Repetir as mesmas palavras (reza)               (     )

[g] As orações devem ser longas                         (     )

[h] As orações devem ser curtas                         (     )

2. Jesus ensinou a orar assim, e por quê?

[a] Ao Pai, em nome do Espírito Santo

[b] A Jesus, diretamente

[c] A Maria, em nome de seu Filho

[d] A Jesus, em nome do Pai

[e] Ao Pai, em nome de Jesus

[f] Ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo

3. Para discutir: por que oramos o Pai Nosso se estamos repetindo as mesmas palavras, não seria uma reza?

Aplicando a Palavra

4. Existem várias maneiras de orar, qual é mais certa?

[a] Em pé

[b] Deitado

[c] De joelhos

[d] Da cabeça para baixo

[e] Com a cabeça no chão

5. Muitas pessoas acham que o poder da oração está no sentimento. Quando você ora, qual seu sentimento ou atitude? Poderia compartilhar?

[a] Sinto que estou mesmo falando com Deus

[b] Sinto a presença de Jesus

[c] Sou mais racional, oro e pronto, Deus é quem vai decidir

[d] Sinto muita emoção

[e] Sinto que estou orando no Espírito

[f] Não sinto nada

[g] Não oro

 

O que fazer

Saber que a oração é a respiração da alma me leva a refletir sobre a minha vida de oração. Também preciso aprender a orar de verdade. E para isso preciso começar a orar de verdade. Preciso colocar mais oração em minha vida, e ser mais regular na minha comunhão diária com Deus. Tenho muitos amigos e irmãos que gostaria de vê-los no Céu, e a maneira mais efetiva de ajuda-los, e talvez a única seja interceder por eles em oração.

Compromisso

Ao compreender melhor sobre a oração resolvi que:

  • Vou me acordar uns minutos mais cedo para orar
  • Vou interceder pelas seguintes pessoas: (…)
  • Quero ser um homem/mulher/jovem/juvenil de oração

Para refletir

“A oração é um ministério, embora não incompreensível. Orar é trabalhar com Deus. Mediante a oração cumprem-se os fins de Deus e frustram-se os desígnios de Satanás” (Watchman Nee).

 

Conclusão

“A oração é a respiração da alma. É o segredo do poder espiritual. Nenhum outro meio de graça a pode substituir, e a saúde da alma ser conservada. A oração põe a alma em imediato contato com a Fonte da vida, e fortalece os nervos e músculos da vida religiosa. Negligenciai o exercício da oração, ou a ela vos dediqueis de quando em  quando, com intermitências, segundo pareça conveniente, e perdereis vossa firmeza em Deus….

“Coisa maravilhosa é podermos orar com eficácia; indignos e faltosos mortais possuírem o poder de apresentar a Deus os seus pedidos! Que mais alto poder pode o homem desejar do que este – estar ligado ao infinito Deus? O homem fraco e pecador tem o privilégio de falar a seu Criador” (MJ, 249-250).

 

Oração

“Senhor, ensina-nos a orar”.

 

 

 

 

 

Autor: Umberto Moura

Edição: Joelson Moura

www.pequenosgrupos.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.