1. O Evangelho

Leitura da semana: Romanos 1:1-17
Quebra-Gelo: Como você resumiria a mensagem de Deus para a humanidade em uma frase?

Ao longo desta série, compartilharemos a respeito da salvação. Nas afirmações abaixo, teste seu conhecimento sobre salvação, colocando “V” para totalmente verdadeira ou “F” para total ou parcialmente falsa. O gabarito está no fim da lição.

( ) A salvação é aquilo que Jesus fez por nós no passado, seu ato sacrificial na cruz. O processo de salvação terminou ali. Jesus é apenas nosso substituto. Devemos obedecer porque Ele obedeceu.

( ) Assim como Cristo, em forma humana, viveu neste mundo sem pecado, podemos também alcançar a perfeição e viver uma vida santa, sem nenhum pecado como Jesus. Ele é nosso modelo. Devemos obedecer como Jesus obedeceu.

( ) O relacionamento com Cristo é a única luta genuína, e a obediência é o resultado natural e automático desse relacionamento. Pela contemplação somos transformados.

( ) A justificação é o que Deus faz por nós ao nos perdoar. Santificação é o que nós fazemos por Ele ao obedecermos aos Seus mandamen- tos.

( ) A salvação é pela fé, mas, para garanti-la, temos que viver de modo digno diante de Deus.

EVANGELHO=BOA NOTÍCIA DE SALVAÇÃO

No primeiro século, quando o exército grego no campo de batalha conquistava uma grande vitória que garantiria paz e prosperidade, era enviado um mensageiro (angeloi) para proclamar e anunciar essa excelente notícia (evangelion) ao povo. No caso específico da fé cristã, qual é essa boa notícia? Leia Romanos 1:2-3.

EVANGELHO = A PESSOA DE CRISTO

O Evangelho é uma proclamação sobre um ser divino que veio a este mundo em cumprimento das promessas das Escrituras. Jesus tornou-se plenamente humano para poder reconciliar os pecadores com Deus. Portanto, o Evangelho diz respeito a uma Pessoa, não apenas a um fato

ou acontecimento ou a um conceito. A boa notícia não é somente sobre o que foi feito, mas sobre quem fez. Assim, o Evangelho é, em sentido mais amplo, uma Pessoa: o próprio Cristo. Podemos concluir que o conteúdo do evangelho é o Cristo. Ele é tanto o mensageiro como a própria mensagem!

EVANGELHO = “O PODER DE DEUS
PARA A SALVAÇÃO”

Essa é a definição bíblica. O termo “poder”, neste verso, vem da mesma raiz das palavras “dinâmico” e “dinamite”. O “poder de Deus” em questão significa, nesse contexto, então: força, capacidade, habilidade, poder sobrenatural. Ao contemplar o Universo, emerge a pergunta: quem criou tudo isso? Deus com Seu poder que é descomunal!

Enquanto o homem usa o poder para subjugar, extorquir, explorar e roubar; Deus usa o Seu poder para salvar a humanidade. O Evangelho ergue, muda e transforma as pessoas. Ele é capaz de transformar por completo mentes e corações, ele reorienta a vida. Ele é capaz de salvar qualquer pessoa, não importando quem seja.

PERGUNTAS PARA DISCUSSÃO:

  1. Como Paulo via a si mesmo e a própria vida? Quais eram as suas credenciais? O que significa para ele ser um servo de Jesus Cristo, um apóstolo, um pregador do evangelho e um missionário entre os gentios? (Rm 1:1-7);
  2. O que é o evangelho? (Rm 1:16);
  3. Qual é o maior argumento em favor do Cristianismo?

CONCLUSÃO:

“Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego”.

Romanos 1:16; NVI.
*Gabarito:
Todas as afirmações são falsas (F)



Autor da lição: Pr. Gleydson Barbosa




2 thoughts on “1. O Evangelho

    1. Olá Emildo!
      Seja bem vindo ao nosso site. Nós somos um ministério de apoio e esperamos contribuir para que o povo de Deus esteja em movimento no rumo e ritmo certo para a Nova Jerusalém. Sobre as lições, aqui nós não temos uma ordem “oficial”, mas orientamos para que cada um busque aquilo que for melhor em harmonia com a liderança de sua igreja local. Temos no nosso site várias séries de estudo e esperamos que lhe possa ser útil.

      Você poderá acessá-las clicando neste link: http://www.pequenosgrupos.com.br/estudos/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.