A oração para perseverar

Você já assistiu ou participou de alguma corrida? Se você fosse comparar a oração com alguns tipos de corrida, qual delas você acha que seria mais parecida?

[ ] Corrida de 100 metros: é um tiro, temos de dar tudo de uma vez.
[ ] Corrida de 800 metros: é importante guardar as forças para o final.
[ ] Corrida de 1500 metros: é necessário fôlego, paciência e estratégia.
[ ] Caminhada: não é permitido tirar os pés do chão.
[ ] Meia maratona: é fundamental manter sempre um bom ritmo.
[ ] Maratona: para chegar ao fim é preciso resistência e perseverança.

Que imagem nós temos de um pai que, quando seu filho, quem sabe um garoto de 15 anos, lhe pede de presente um carro novo e esse pai nega, mesmo tendo condições de compra-lo? É claro que o pedido do garoto é inconsequente e só ele não percebe.


Às vezes também acontece conosco. Jesus não nos dá um cheque em branco para nossos caprichos pessoais: não é isso o que significa a oração. Ele nos convida a uma relação duradoura e profunda, capacitando-nos a entendê-Lo melhor, estimulando-nos a ser perseverantes e confiarmos em Suas decisões.


Vejamos em que o texto de hoje pode nos ajudar a ser perseverantes.

🖨 Clique aqui para fazer o download da lição.

Lendo a Palavra

Lucas 11:5-13 NTLH

5Então Jesus disse aos seus discípulos:
— Imaginem que um de vocês vá à casa de um amigo, à meia-noite, e lhe diga: “Amigo, me empreste três pães. 6É que um amigo meu acaba de chegar de viagem, e eu não tenho nada para lhe oferecer.”
7— E imaginem que o amigo responda lá de dentro: “Não me amole! A porta já está trancada, e eu e os meus filhos estamos deitados. Não posso me levantar para lhe dar os pães.”
8Jesus disse:
— Eu afirmo a vocês que pode ser que ele não se levante porque é amigo dele, mas certamente se levantará por causa da insistência dele e lhe dará tudo o que ele precisar. 9Por isso eu digo: peçam e vocês receberão; procurem e vocês acharão; batam, e a porta será aberta para vocês. 10Porque todos aqueles que pedem recebem; aqueles que procuram acham; e a porta será aberta para quem bate. 11Por acaso algum de vocês será capaz de dar uma cobra ao seu filho, quando ele pede um peixe? 12Ou, se o filho pedir um ovo, vai lhe dar um escorpião? 13Vocês, mesmo sendo maus, sabem dar coisas boas aos seus filhos. Quanto mais o Pai, que está no céu, dará o Espírito Santo aos que lhe pedirem!

Lucas 11:5-13 NTLH

Aprendendo da Palavra

1. Para que descobrir o ponto central de qualquer parábola, é necessário fazer a seguinte pergunta: “O que Jesus está querendo ensinar?” A resposta a esta questão ajudará a trazer compreensão a parábola. Na sua opinião, qual o ponto central da parábola de hoje?

2. O que Jesus quis dizer ao afirmar “peçam e vocês receberão”?

[a] De hoje em diante vocês não precisam se preocupar com mais nada.

[b] Façam a parte de vocês que eu faço a minha.

[c] Eu tenho poder para resolver todos os seus problemas.

[d] Vocês têm a força, basta esfregar a lâmpada para sair o gênio mágico.

[e] Outros:  ________________________________________________________________

3. Na sua opinião, qual destas orientações é mais importante?

[a] Peçam e vocês receberão.

[b] Procurem e vocês acharão.

[c] Batam, e a porta será aberta para vocês.

4. E por quê?

5. A parábola também fala de um vizinho que estava dormindo. Em que a atitude de Deus é diferente à desse vizinho? Classifique os textos bíblicos abaixo, de acordo com a importância que eles têm para sua vida espiritual.

[  ] “O protetor do povo de Israel nunca dorme, nem cochila.” (Salmo 121:4)

[  ] “Ele não se cansa, não fica fatigado” (Isaías 40:28)

[  ] “Eu amo aquele que me ama; e quem me procura acha.” (Prov 8:17)

[  ] “Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; e o seu ouvido não está surdo, para não poder ouvir. (Isaías 59:1)

6. De que maneira estes textos nos estimulam a obedecer aos mandamentos dos versículos 9 e 10?

Aplicando a Palavra

7. Em que aspectos sua oração seria diferente se você pensasse em Deus como um Pai Celeste que está sempre disposto a lhe dar o melhor?

[a] Nenhuma, eu já penso assim.

[b] Eu oraria mais vezes.

[c] Eu pediria mais coisas.

[d] Não sofreria tanto de angústia e ansiedade.

[e] Saberia esperar a resposta às minhas orações.

[f] Outros:  ________________________________________________________

8. De acordo com o que você estudou, qual é a sua parte na oração?

9. E qual é a parte de Deus?

Para refletir

Provavelmente você já sentiu em algum momento de sua vida a sensação de que Deus não está escutando sua oração. Que por mais que suplique, parece que está falando sozinho. Jesus, entretanto, ensina nessa parábola que é importante persistir em orar, sem cessar.

É necessário, porém, observar alguns aspectos para entender melhor essa aparente demora. A oração não se destina a efetuar qualquer mudança em Deus, e nem convencê-Lo com elaborados argumentos e clamores. Se Deus atendesse muitas dessas orações, estaria contrariando princípios expressos claramente nas Escrituras. Veja alguns exemplos:

  1. Se vós estiverdes em Mim, e as Minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito” (João 15:7);
  2. Aquele que diz: Eu conheço-O e não guarda os Seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade” (1João 2:3-5);
  3. Que vos ameis uns aos outros; como Eu vos amei a vós” (João 13:34);

Estará você realmente pronto para apresentar a Deus suas súplicas? Pode ser que Sua demora em atender seja a oportunidade que faltava para você analisar sua vida, seus relacionamentos, seus negócios e descobrir em que aspectos está sendo infiel ao grande Rei do Universo.

“Expomos a Deus Suas promessas e Lhe pedimos cumprir as mesmas, quando se [Ele] o fizesse desonraria Seu [próprio] nome” (Ellen White, Parábolas de Jesus, 143).

É uma tendência bem humana colocar a culpa dos insucessos sobre os outros. Colocar a culpa em Deus por não ver nossas as preces atendidas é um grande erro. Estaria Deus falhando? Certamente não!

De que maneira você tem tratado sua necessidade de perseverar em oração? Já pensou que essa pode ser uma oportunidade que Deus está lhe concedendo para ficar mais tempo com Ele, enquanto o Espírito Santo lhe prepara para receber bênçãos divinas? 

Pense, analise, reflita, arrependa-se, converta-se, PERSISTA e CONFIE.Mas nunca deixe de orar!

🖨 Clique aqui para imprimir.

Aprendendo-a-orar-06-Perseverando-e-confiando.pdf (69 downloads)

Criação por Umberto Moura e Delman Falcão.

Edição e revisão por Joelson Moura.

Baseado em Serendipity Bible.

COMUNHÃO EM TORNO DO CORDEIRO


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.