#7 – Por que é importante ler a Bíblia?

[Download não encontrado.]

Introdução

O termo Bíblia tem origem no grego “Biblos” e somente foi usado a partir do ano 200 dC. Escrita por mais de 40 pessoas, dentre elas escribas, sacerdotes, reis, profetas e poetas (2Tm 3.16; 2Pe 1.20,21), num período aproximado de 1.500 anos. Estes textos foram copiados e recopiados de geração para geração em diversos idiomas, tais como: Hebraico, Aramaico e grego; até chegar a nós.

Verificou-se através do Método Textual, que 99% dos textos mantêm-se fiel aos originais, é certamente uma obra divina, levando em consideração os milhares de anos entre a escrita e nossos dias. As partes mais antigas das Escrituras encontradas são um pergaminho de Isaías em hebraico do segundo século aC, descoberto em 1947 nas cavernas do Mar Morto e um pequeno papiro contendo parte do Livro de João 18.31-33,37,38 datados do mesmo período.

No ano de 1227, o Prof. Stephen Langton dividiu a Bíblia em capítulos e no ano de 1551 dC, o Sr. Robert Stephanus agrupou os seus textos em versículos. É composta de 66 livros, 1.189 capítulos, 31.173 versículos, mais de 773.000 palavras e aproximadamente 3.600.000 letras. Gasta-se em média 50 horas (38 VT e 12 NT) para lê-la ininterruptamente, ou pode-se lê-la em um ano seguindo estas orientações: 3,5 capítulos diariamente ou 23 por semana ou ainda, 100 por mês em média.

Encontra-se traduzida em mais de 1000 línguas e dialetos, o equivalente a 50% das línguas faladas no mundo. É de longe o livro mais vendido do planeta. Mais de 500 milhões de livros isolados já foram vendidos. Diz-se que, a cada minuto, 50 Bíblias são vendidas, perfazendo um total diário de aproximadamente 72 mil exemplares!

Amada e odiado por muitos, este livro tem resistido ao tempo, às cultu-ras, à incredulidade, e às perseguições. Apenas existir já é um milagre.

(Fonte: Revista Comunhão Ano 4 nº 44 e Bíblia em Bytes, CD – Room)

 

Lendo a Palavra

2 Timóteo 3:14-17

 

Aprendendo da Palavra

1. Por que precisamos ler a Bíblia regularmente?

[a] Porque é a Palavra de Deus

[b] Porque Deus fala através de Sua Palavra

[c] Porque ela é o livro mais vendido do mundo

[d]  Porque ela testifica de Jesus Cristo

[e] Porque ela tem as palavras de vida eterna

2. Por que Paulo deu esses conselhos a Timóteo?

[a] Prevenir Timóteo contra os movimentos separatistas

[b] Paulo sentia-se no dever de orientar seu discípulo

[c] Mesmo os líderes da igreja precisam de apoio e a afirmação

[d] Timóteo era jovem, precisava de cuidados pastorais

[e] Ao instruir Timóteo Paulo estava instruindo a igreja

3. Fale ou escreva abaixo, para cada um dos versículos lidos acima, um conceito fundamental que Paulo estava ensinado ao seu discípulo Timóteo que serve para nós hoje?

[a] V. 14:                                                                                  

[b] V. 15:                                                                                  

[c] V. 16:                                                                                  

[d] V. 17:                                                                                  

Aplicando a Palavra

4. Quais os benefícios de lermos a Bíblia?

[a] Alimenta a nossa alma

[b] Põe-nos em comunhão com Deus

[c] Revigora nossas forças espirituais

[d] Quando precisarmos, o Espírito Santo nos fará lembrar aquilo que lemos / estudamos

[e] Ajuda-nos a vencer as tentações

[f] Ficaremos mais inteligentes

5. O que pode acontecer se não lermos a Bíblia?

[a] Ficaremos menos cultos

[b] Perderemos o contato com Deus

[c] Deixaremos a igreja

[d] É o fim de nossa fé

[e] É o começo de nossa apostasia

O que fazer

O ser humano é uma unidade integral composta de corpo, mente e espírito. A isto a Bíblia chama de alma. Assim como o alimento sustenta o corpo e produz energia para o mesmo; assim também é a Palavra de Deus para o espírito: é o alimento da alma, e sua leitura e estudo produzem a “energia” do espírito. Se deixarmos de comer um dia, nosso corpo se debilita, enfraquece, adoece; e uma pausa demorada na alimentação pode produzir desmaios, desequilíbrios e até a morte. O mesmo acontece se deixarmos de alimentar o espírito, logo perderemos o ânimo de falarmos das coisas de Deus e do próprio Deus.

Compromisso

Resolvi que vou ler a Bíblia com regularidade:

  • Para me manter alimentado espiritualmente
  • Ter energia para falar de Jesus
  • Permanecer na fé
  • Para minha comunhão diária com Deus

Para refletir

“Ou eu amo este livro e abandono o mundo, ou eu amo o mundo e abandono este livro” (Pensamento encontrado na Bíblia de um jovem; a Bíblia, por sua vez, fora encontrada no lixo).

 

Conclusão

“Tanto adultos como jovens negligenciam a Bíblia. Não fazem dela seu estudo, a regra de sua vida. Os jovens, especialmente, são culpados dessa negligência. A maioria deles encontra tempo para ler outros livros, mas aquele que indica o caminho da vida eterna não é diariamente estudado. Histórias ociosas são lidas atentamente, ao passo que a Bíblia é negligenciada. Esse Livro é nosso guia para uma vida mais elevada e santa. Os jovens o declarariam o mais interessante livro que já leram, não estivesse sua imaginação pervertida pela leitura de histórias fictícias” (MJ, 283).

“A leitura da Bíblia, o exame crítico de seus temas, ensaios escritos sobre tópicos capazes de desenvolver a mente e comunicar conhecimento, o estudo das profecias ou das preciosas lições do Salvador – isso será de efeito revigorador sobre as faculdades mentais e aumentará a espiritualidade. A familiarização com as Escrituras aguça o discernimento, fortificando a alma contra os ataques de Satanás” (MJ, 397).

 

Oração

Que Deus nos ensine a amar a Sua Palavra, a ter tempo para estudá-la, decisão de vivê-la e poder para testemunhar de seus ensinos.

 

 

 

Autor: Umberto Moura

Edição: Joelson Moura

www.pequenosgrupos.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.