#1 – Deus está a sua procura

Desde que o pecado entrou no mundo, nasceu no coração de Deus uma missão: salvar a humanidade. Nada mais importante que a missão de salvar o homem ocupou o coração de Deus nos últimos 6.000 anos. A história da terra, maculada pelo pecado, só pode ser reescrita pela regeneração dos Seus filhos. Esta é a missão de Deus e Sua ocupação principal desde então.

A decepção da queda do homem foi o primeiro martírio de Deus, mas não O tomou de surpresa. Ele já tinha um plano, e este plano era Sua missão – salvar o homem do pecado e das mãos do inimigo, Satanás.

Este plano nasce no coração de Deus, tornando-Se Ele próprio o primeiro missionário. Não nasce por causa do pecado, mas por causa do amor de Deus que não aceitou a perda de Seus filhos. O objetivo da missão é salvar o homem.

🖨 Clique aqui para download desta lição em PDF

01-Deus-Está-à-Sua-Procura.pdf (442 downloads)

 

Lendo a Palavra

Gênesis 3:6-13

Aprendendo da Palavra

1. Qual foi, na sua opinião, o primeiro sentimento de Adão ao cair?

[a] Raiva

[b] Medo

[c] Decepção

[d] Orgulho

[e] Ciúme

2. Quem deve tomar a iniciativa da reconciliação?

[a] Quem erra mais

[b] Quem tem mais medo

[c] Quem ama mais

[d] Quem perde mais

[e] Quem sofre mais

3. Deus tomou a iniciativa de procurar o homem caído porque…

[a] O homem não sabia que havia caído

[b] O homem caído não sabe voltar sozinho

[c] O homem precisava de Deus

[d] O homem havia se arrependido

[e] Deus o amava e o amor de Deus não muda com o pecado
4. Quando Deus procurou o homem já sabia que deveria morrer por ele?

[a] Sim, mas talvez não precisasse se ele confessasse o pecado

[b] Sim, mas se a serpente assumisse a culpa o homem ficaria livre

[c] Sim, mas Ele teria a opção de matar o pecador

[d] Não, ainda haveria uma reunião no Céu para decidir

[e] Sim, já estava decidido

5. Que sentimento Deus trazia no Seu coração ao procurar o homem caído?

[a] Vingança

[b] Decepção

[c] Acerto de contas

[d] Desprezo

[e] Amor

Aplicando a Palavra

6. Quando Adão foi surpreendido no erro acusou a esposa, esta acusou a serpente, no que isso implica?

[a] Nada, foi só uma desculpa

[b] Não perceberam o que tinham feito

[c] Queriam apenas se livrar da culpa

[d] Deus, que criara a mulher e a serpente, seria o culpado

[e] Ninguém tinha culpa

7. Quando você peca, o que você tem vontade de fazer?

[a] Fugir

[b] Esconder-se

[c] Negar

[d] Confessar

[e] Chorar

[f]  Acusar outro

[g] Dividir a culpa

O que fazer

O Deus da Bíblia é um Deus missionário. Tudo o que Ele faz tem em vista a salvação do homem. Todos os Seus atos são redentivos. Sua missão é claramente salvar.

Seguem algumas perguntas que orientam na identificação da Missão:

O que a igreja deve fazer?

Para quem deve fazer?

Para que deve fazer?

Como deve fazer?

Onde deve fazer?

Compromisso

Quanto à missão você está:

  • Envolvido
  • Comprometido
  • Nem uma das duas

Gostaria de participar da missão de Deus?

Para refletir

Peter Drucker disse que “uma empresa não se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz; ela se define pela sua missão. Somente uma definição clara da missão é razão de existir da organização e torna possíveis, claros e realistas os objetivos da empresa”.

Se trocarmos a palavra “empresa” por “igreja”, iremos perceber que o texto se encaixa perfeitamente. Foram as empresas que passaram a imitar as igrejas ou foram as igrejas que passaram a imitar as empresas?

 

Conclusão

“Devemos meditar na missão dAquele que veio salvar Seu povo, dos seus pecados. Ao contemplarmos assim os temas celestiais, nossa fé e amor se fortalecerão, e nossas orações serão cada vez mais aceitáveis a Deus, porque a elas se misturarão cada vez mais a fé e o amor. Serão inteligentes e fervorosas. Haverá mais constante confiança em Jesus, e uma diária e viva experiência em Seu poder de salvar perfeitamente a todos os que por Ele se chegam a Deus” (Caminho a Cristo, 89).

 

Oração

Que Deus nos faça conhecer Sua missão e Seus motivos, e nos ensine a participar dos mesmos.

Autor: Umberto Moura

Edição: Joelson Moura

www.pequenosgrupos.com.br

🖨 Clique aqui para imprimir esta lição

4 thoughts on “#1 – Deus está a sua procura

  1. Joelson, boa tarde!
    O PG que lidero e eu temos sido abençoados com os estudos!
    Já estudamos “A forsa da mansidão” e “Atravessando as crises”.
    Tô aqui agora escolhendo o próximo tema.
    dúvida: tem algum “gabarito” para mostrar quais são as respostas certas? até agora, qdo vamos responder, a gente fala qual a resposta certa para cada um e debatemos… cada um defende a sua resposta certa, vamos dizer assim.

    1. Olá Quesia!
      Obrigado por nos escrever. Ficamos muito felizes que as lições estejam sendo instrumento de bênçãos de Jesus para o seu PG.

      Desde o início deste segundo trimestre de 2019, nosso site está passando por boas reformulações, atualizações e correção. Isto também inclui uma revisão nas lições.
      A série “Milagres de Jesus” acabou de passar por esta renovação. As séries “Atravessando Crises” e “Aprendendo a Orar” estão em atualização e devem estar totalmente prontas até o final de maio.
      Até agosto/2019 será a vez de “A força da mansidão” e “Princípios Básicos”, e depois traremos séries de estudos inéditas.

      Sua pergunta sobre gabarito é muito boa, e frequente aqui no site. Vamos escrever um artigo sobre isso em breve. Por enquanto, vou falar aquilo que vocês já devem ter notado: não há respostas certas ou erradas, mas depende do que está sendo dialogado entre os participantes. Nas questões de múltipla escolha, as alternativas são respostas sugestivas ou pontos a serem considerados. Ás vezes há muitas respostas certas, noutras vezes nenhuma. O mais importante é haver respeito entre os participantes e atenção ao texto bíblico no contexto da graça divina.

      Que Deus abençoe seu PG e multiplique bênçãos!

    1. Olá Adelice, tudo bem?

      Obrigado por manifestar sua opinião. Na verdade, a ideia é justamente essa. Com o texto apenas referenciado, damos a oportunidade para que os participantes do Pequeno Grupo abram e leiam o texto diretamente na Bíblia.

      Permita-me a ocasião para oferecer algumas reflexões. Nos Encontros Semanais, além dos momentos de confraternização, oração e testemunho, há este momento especial de abrir a Palavra de Deus. O objetivo da lição é oferecer mais condições para que todos possam estar reunidos em Comunhão em torno do Cordeiro. Perceba que em cada lição há um texto bíblico em torno do qual o tema é desenvolvido. As perguntas e respostas “sugestivas” servem para construção de um diálogo saudável. Quem dirige o estudo, às vezes chamado de facilitador ou moderador, deve se preparar com antecedência, não deixando de orar.

      O ideal é que o Facilitador tenha em mente que o estudo deve ser interessante tanto para os novos amigos, não importando o que eles sabem sobre Jesus, quanto para os membros mais antigos de sua igreja. O líder pode providenciar para que os amigos que não conhecem muito sobre a Bíblia tenham encontros particulares para tirar dúvidas com aqueles mais experientes, fazendo um aprofundamento doutrinário. Além disso, fique atenta às classes de estudos bíblicos, cultos evangelísticos e programações especiais de sua igreja.

      Espero que tenha ajudado.

      Abraços,

      Joelson.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.